Lizandra Montenegro, o poder da mulher em 2 rodas

Lizandra Montenegro, o poder da mulher em 2 rodas

A Princípio, Lizandra Montenegro é uma mulher que não passa despercebida por onde quer que vá. Com seus 1,83 de altura, sorriso cativante, Lizandra Montenegro tem uma beleza marcante e, ao mesmo tempo, fora do comum.

A saber, Lizandra Montenegro é apaixonada por tatuagem, onde, pelo seu corpo é fácil ver diversos esboços maravilhosos. Lizandra Montenegro sempre gostou de modelar, e fotografar. Sendo assim, fez algumas fotos em uma Moto Cross e, logo após o ensaio, foi presenteada com a Capa da revista “Motor Cycle Magazine“.

Lizandra Montenegro, o poder da mulher em 2 rodas
Modelo Lizandra Montenegro

Motocross aos olhos de Lizandra Montenegro

O motocross, frequentemente abreviado para MX ou MotoX, é uma modalidade desportiva de motovelocidade praticada sobre motocicletas de estilo off-road. Se divide em várias categorias, como: arenacross, trial e enduro. Resumindo, este esporte é uma corrida com vários modelos e tipos de motos.

Todas essas modalidades se comportam fora da estrada, em lugares fechados, com desníveis de terrenos, a prova compreende em uma avaliação individual do piloto ou uma corrida, quem tiver o melhor desempenho e chegar primeiro, obviamente é o vencedor.

São fabricadas motos exclusivas para o desenvolvimento do esporte várias empresas do ramo como Honda, Kawasaki, KTM, Susuki e Yamaha também são fabricantes e algumas patrocinadoras da modalidade esportiva.

O MotoCross é considerado por Lizandra Montenegro, um esporte bastante perigoso, devido às arriscadas manobras, mas a modalidade recompensa bem seus pilotos vencedores, pois para realizar o MotoCross é preciso de muito dinheiro e investimento, ou seja, é um esporte bem caro.

Lizandra Montenegro, o poder da mulher em 2 rodas
Lizandra Montenegro

Lizandra Montenegro conta a História do Motocross

A princípio, na História Motocross temos de nos reportar à Inglaterra onde a pacata moda de passear pelo campo começou, andando entre árvores e pelo leito dos riachos para acabar gerando competições acirradas, uma corrida de velocidade em circuito fechado , em terreno acidentado, com buracos,inclinações, curvas e obstáculos dos mais diversos tipos, é praticamente uma arte que conta bem a História do Motocross.

Nessa primeira fase, a História do Motocross conta que, as provas eram pontuadas de acordo com o número de faltas cometidas pelos concorrentes em trechos controlados por fiscais. Isso ainda não era motocross.

Insatisfeitos, os ingleses colocaram novas regras

O percurso passou a ser delimitado, transformando-se num circuito fechado e protegido do público, evitando maiores acidentes. Essa nova modalidade foi chamada de scramble. Segundo a História do Motocross foi só partir de 1920, quando começou a ser conhecido na Holanda e Bélgica, é que o esporte ganhou o nome de motocross.

No início, o cross era praticado com máquinas inglesas derivadas das motos de turismo de série, que embora modificadas, ainda eram muito pesadas e pouco ágeis.

Relata a História do Motocross que foi um piloto inglês quem construiu a primeira motocicleta específica para a modalidade, uma moto esportiva.

A primeira competição internacional foi na França, em 1939, mas por muito tempo o motocross não seria reconhecido internacionalmente como esporte.

A partir disso, outras modalidades foram criadas, como o Motocross Madness.

Lizandra Montenegro fala sobre a origem do Motocross no Mundo 

O motocross foi iniciado na Europa durante os anos 50 e 60, principalmente na Europa Ocidental.

A maioria dos eventos foram realizados em campos abertos, e os melhores pilotos eram europeus. Ainda hoje, o motocross é ao ar livre, em trilhas de terreno natural.

As corridas são longas (geralmente cerca de 40 minutos). O Motocross veio para os Estados Unidos em meados da década de 60, e a idéia originou-se com um homem chamado Edison Dye. Ele ajudou a trazer mais os melhores pilotos da Europa para ajudar a mostrar o esporte para a América.

Nos primeiros anos, os pilotos norte-americanos não eram páreos para os europeus. Na maioria das corridas, era um feito para um americano terminar entre os top 10. Mas os Estados Unidos tinha caído no amor com motocross.

Lentamente, eles aprenderam novas técnicas, condicionamento, e ganharam experiência, tanto em corridas com os europeus nos EUA, e por alguns norte-americanos indo para a Europa para competir no Mundial de Motocross.

Em 1973, Jim Pomeroy se tornou o primeiro americano a ganhar um Campeonato Mundial de Motocross Grand Prix.

Supercross é uma versão “americanizada” do motocross, mas as corridas são executadas em pistas artificiais, principalmente em locais como grandes estádios. Mike Goodwin é o homem que inventou o supercross.

O primeiro supercross foi realizado no Los Angeles Coliseum em 1972. O Supercross ajudou a trazer o público em uma maneira muito mais fácil, em vez de viajar para fora, para uma fazenda rural ou pasto. Assim, o esporte chegou às massas, os locais dos estádios, a facilidade de chegar ao evento, estacionamento, assentos agradáveis e, por fim, comida e muito mais.

O esporte de supercross cresceu desde seu início humilde em 1972, e hoje, é o segundo maior evento da categoria,prestigiado nos EUA, superado apenas pela NASCAR.

Enduro

Lizandra Montenegro fala sobre as Categoria do Motocross

O motociclismo se divide basicamente em duas vertentes, de acordo com o terreno da disputa: off-road e on-road. Na primeira, as provas acontecem fora da estrada, ou seja, em percursos de terra ou terrenos acidentados. Nas on-road, as provas acontecem sobre o asfalto, normalmente em autódromos.

A saber, dentro da vertente off-road, existem quatro divisões básicas: pistas, trail, enduro e rali. Nas provas de pistas, as motos, conhecidas como trail, são mais esguias e com suspensões maiores que as de rua, adaptadas (sem lanterna e faróis). É o motocross, o supercross e o minicross.

No trail, motos trail são utilizadas em percursos com trilhas, montanhas, subidas e descidas, mas apenas com o intuito de passeio. No enduro, no mesmo tipo de terreno, motos mais preparadas (mais potentes) competem de verdade. Por último, no rali, motos mais confortáveis e resistentes competem em trechos mais regulares e em distâncias maiores.

Outra característica das motos interessante é a variação de tempos dos motores (dois ou quatro). Os primeiros são menores e mais leves, e produzem mais potência já que o motor tem uma explosão a cada giro, enquanto o de quatro tempos dá uma explosão a cada quatro giros.

A Confederação Brasileira de Motociclismo (CBM), responsável pela categoria, organiza apenas os campeonatos nacionais das respectivas modalidades.

Competições de âmbito estadual são regidas por federações estaduais. Atualmente, oito torneios estão sob a tutela da entidade.

Trial

Lizandra Montenegro aponta quais são eles:

Supermoto: uma mistura de motocross com motovelocidade, com trechos da prova em asfalto e outros sobre a terra. É dividida em três categorias, de acordo com particularidades técnicas das motos.

Motocross: corrida de motos sobre uma superfície de terra que exige perícia do piloto e bom desempenho do veículo. Divide-se em seis categorias conforme a potência das motocicletas.

Enduro de Regularidade: campeonato de regularidade no qual motociclistas fazem percursos de deslocamento sobre terra e asfalto.

Enduro FIM: campeonato de velocidade com trechos de cronometragem, com subcategorias divididas de acordo com limitações técnicas das motos.

Rally: rali de regularidade com motos, sendo que a formação das subcategorias acontece de acordo com as limitações técnicas das motos.

Minicross: corrida de motocross com motos de menor tamanho e potência, normalmente disputada nos mesmos locais onde acontecem as provas de Motocross.

Motovelocidade: campeonato de velocidade sobre o asfalto, com disputas realizadas em autódromos fechados.

Cross Country: rali de velocidade com motos e quadriciclos, com subcategorias divididas de acordo com as limitações técnicas de cada veículo.

Mini Cross

Instagram: @lizandramontenegro

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