Tatiana Fraga lança seu novo livro de poemas “Essa palavra sem coração”

Tatiana Fraga lança seu novo livro de poemas “Essa palavra sem coração”

Tatiana Fraga lança “Essa palavra sem coração”, seu novo livro de poemas

Obra sai pela Demônio Negro e traz narrativa da autora, que é pesquisadora de Orides Fontela, sobre o amor

Sobretudo, no próximo dia 10 de abril, às 19h, a poeta Tatiana Fraga lança o livro de poemas “Essa palavra sem coração” no Youtube d´A Casa Tombada. A obra sai pela editora Demônio Negro, com coordenação editorial de Vanderley Mendonça e prefácio de Natalia Barros.

Além disso, participam do lançamento os poetas e artistas Angela Castelo Branco, arrudA, Jéssica Balbino, Leo Gonçalves, Marcelo Ariel, Márcio Vasconcelos, Natalia Barros, Nicolau Ferreira, Renato Negrão, Renato Nonato, Penélope Martins, Peri Pane e Socorro Lira.

Sobre o livro

De acordo com Tatiana Fraga, este livro é resultado de um processo longo e importante, pois foi o que ela mais se debruçou sobre a estrutura e edição, com objetivo de construir a narrativa dos poemas que compõem a obra. A sequência foi definida após sessões de leitura conjunta com os também artistas Natalia Barros, Nicolau Ferreira e Angela Castelo Branco, que faziam parte de um mesmo coletivo, o “Do outro lado da rua” e também do poeta Marcelo Ariel, o que permitiu mais troca e amadurecimento.

“Foi um processo importante, pois me deu mais segurança para essa publicação, então, é um livro que foi mais trabalhado. Ao longo dessa jornada, apareceram algumas questões internas e externas, além de uma ansiedade absurda e o desafio que era responder: como falar de amor na pandemia? Mas, se o coração é o centro da inteligência, como não falar?”, conta Tatiana.

Dedicação

Dedicado “Aos amores de ontem, de hoje e aos que estão por vir”, o livro teve o lançamento adiado em cerca de um ano, em razão do novo coronavírus (Covid-19) e, no período que ficou ‘guardado’, foi importante para que a autora percebesse a importância de seguir falando sobre a vida, as individualidades, subjetividades, existências e re-existências.

“A gente segue. E vamos falar do que for preciso. Tanto que há dois poemas no livro, ‘Carta aos sobreviventes’ e ‘A raça humana’, que foram escritos antes da pandemia, mas as pessoas perguntam se foi durante, afinal, antes já era caótico. Em um deles, fiz uma alteração e acresci um verso, que nos lembra que o fim do mundo não vai acontecer por causa das ‘coroas solares de cinco cepas microscópicas’, mas por causa do neoliberalismo. Já era assim antes da pandemia e continua sendo, só que tudo mais grave e escancarado”, destaca.

Certamente, para Tatiana, conhecemos as profundidades da existência, das nossas e das do mundo a partir da relação com as profundidades do outro. E essa é uma das funções dos poetas e da poesia. “Por isso eu escrevo e leio poesia, para acessar profundidades. Espero que as pessoas possam fazer o mesmo ao ler ‘Essa palavra sem coração’”, completa.

Sobre a autora

Tatiana Fraga é poeta, jornalista e gestora de projetos educativos e culturais. Foi idealizadora e diretora do Espaço de Leitura no Parque da Água Branca, diretora do Projeto PraLer – Prazeres da Leitura.  Diretora cultural da Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campo de Poesia e Literatura. Atriz.  Co-criadora do espetáculo “Anti-pássaro – poemas de Orides Fontela” .  Autora dos livros “Nino e Nina” (Ed. Mundo Mirim, 2012), “Brasa” (Ed. Dulcinéia Catadora, 2009) e “Espelho” (edição da autora, 2008).

Lançamento

Afinal, o lançamento do livro acontece no próximo dia 10 de abril, às 19h, no Youtube da A Casa Tombada https://www.youtube.com/acasatombada

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *