Em parceria inédita, os professores Aurélio Shommer e Ricardo Carvalho pretendem elevar a autoestima do soteropolitano com um livro que mistura a experiência física e um passeio virtual em plataformas digitais
A comemoração dos 472 anos de Salvador na próxima segunda-feira (29) e a necessidade de estimular nos mais jovens o amor pela capital da Bahia é o ponto de partida para mais uma joia lançada pela Editora Martins & Martins. Em parceria inédita, os professores e historiadores Ricardo Carvalho e Aurélio Shommer preparam uma surpresa, um livro dedicado ao público infantojuvenil que mescla experiências tradicionais de uma obra literária e um mergulho no mundo virtual, via plataformas digitais.
Assim sendo, o lançamento de “Salvador, minha cidade” seria realizado exatamente no dia 29 de março, data em que a “soterópolis” completa 472 anos. Certamente, precisou ser adiado em respeito às medidas de restrição estabelecidas pelas autoridades para conter o avanço da Covid-19.
Utilizando a autoridade de outras produções no mundo acadêmico e científico, os autores partem da necessidade de apresentar a primeira capital do Brasil para seus moradores e visitantes com um carinho especial, como uma forma de despertar a autoestima de um povo que superou inúmeras contrariedades para desenvolver características que são muito particulares, uma mescla ímpar da cultura de povos que desembarcaram ou foram encontrados aqui.
Pandemia
Sobretudo, essas particularidades do “ser de Salvador” têm sido cada vez mais fundamentais no enfrentamento desta Pandemia. Afinal, já provocou mais de 4.500 mortes e infectou quase 169.000 pessoas apenas na capital da Bahia. Igualmente, tem promovido outras perdas nos setores produtivos, na economia. Que afeta até na formação educacional de quem não dispõe de grandes condições financeiras.
Visite o site da Prefeitura de Salvador:
+ Leia também sobre: Liotti é a primeira água termal brasileira com propriedades diferenciadas
Fotos: Divulgação/ Luís Filipe Veloso