Marinha do Brasil comemora 200 anos da Esquadra com Salão de Artes
Acompanhar a história da Marinha do Brasil significa conhecer mais sobre a construção do nosso pais.
Portanto, neste ano de comemoração dos 200 anos da Independência do Brasil, é importante lembrar o papel da Força Naval na consolidação da pátria. Principalmente na manutenção da hegemonia territorial do pais.
Primeiramente, o Diretor do Patrimônio Histórico e Documentação da Marinha, o Vice-Almirante José Carlos Mathias diz:
“É impossível falar do processo de consolidação de nossa independência, sem falar da atuação da Marinha”. O bicentenário da Independência e da Esquadra, são faces de uma mesma moeda. São histórias que se cruzam no mar e nele continuarão sendo escritas.
Celebrar os 200 anos da Esquadra, é homenagear a rica história do Brasil”, concluiu.
A comemoração através do Salão de Belas Artes
Para marcar o importante fato, o Comando do 8º Distrito Naval, na Vila Clementino em São Paulo, vai celebrar os 200 anos da Independência do Brasil, os 200 anos da Esquadra e os 100 anos do prédio do Palácio dos Correios.
A princípio, um projeto do escritório Ramos de Azevedo, realizando uma concorrida edição do “ Salão de Belas Artes”, com a participação de 50 artistas.
Uma busca da valorização da expressão artística, oferecendo-lhes a chance de exporem suas obras, estreitando cada vez mais o relacionamento da Marinha do Brasil com o meio artístico.
Evento
O Salão terá a produção do experiente jornalista Maurício Coutinho, e estará aberto à visitação gratuita do público no período de 25 de outubro a 25 de novembro de 2022, nas dependências do Centro Cultural dos Correios, em pleno Centro de São Paulo, no Vale do Anhangabaú. Dessa forma, dia 23 de novembro, quarta-feira, às 19 horas, será a Cerimônia de Premiação das melhores obras. Primeiramente, diversas entidades apoiam o referido Salão. Dentre elas, a Soamar – Sociedade Amigos da Marinha/SP; Associação Peixe Vivo Educação Ambiental, Cultura e Lazer, SubPrefeitura da Sé, Pró Centro SP, Febraccos – Federação Brasileira das Associações de Colunistas Sociais; assim como a Abime – Associação Brasileira de Imprensa de Mídia Digital e Eletrônica.
Aberto em 2013, o Centro Cultural dos Correios -SP, fomenta ações culturais nos campos das artes visuais, assim como música. A agenda é múltipla, durante todo o ano, com o intuito de atingir e atender aos diferentes gostos. O público tem a oportunidade de prestigiar, gratuitamente, artistas em início de carreira como também os antigos, que procuram inserir seus trabalhos em um local que une o respeito e o reconhecimento da população.
Fonte: Marinha do Brasil-Assessoria de Imprensa
Foto: Arquivo Pessoal/Divulgação
Leia sob o mesmo ponto de vista também: A Neuralgia do Trigêmeo tem cura? Como diagnosticar e tratar?
Marinha do Brasil comemora 200 anos da Esquadra com Salão de Artes