Homem negro é espancado até a morte em um supermercado do grupo Carrefour em Porto Alegre
A princípio, João Alberto Silveira Freitas, homem negro de 40 anos, foi agredido e morto, em uma unidade do supermercado Carrefour em Porto Alegre – RS.
Ele foi atacado, em suma, por dois homens brancos. O crime aconteceu, por fim, na véspera do Dia da Consciência Negra. As imagens da agressão foram gravadas e circulam nas redes sociais.
A saber, os dois suspeitos, um de 24 anos e outro de 30 anos, foram presos em flagrante. Um deles, em suma, é policial militar e foi levado para um presídio militar. O outro, é segurança da loja e está, nesse ínterim, em um prédio da Polícia Civil. A investigação trata o crime como homicídio qualificado. Em conclusão, o Carrefour e a polícia não divulgaram os nomes dos agressores.
A Brigada Militar, informou que o espancamento começou após um desentendimento entre a vítima e uma funcionária do supermercado. A vítima teria ameaçado bater na funcionária, que chamou a segurança.
Não se sabe o que deu início às agressões. A esposa da vítima, contou que eles estavam no mercado fazendo compras, e que o marido, contudo, fez um gesto para a fiscal. E daí, ele teria sido levado para fora do mercado.
O Carrefour informou, em nota, que lamenta profundamente o caso. O Carrefour disse ter tomado providências para que os responsáveis sejam punidos legalmente.
A rede, que atribuiu a agressão a seguranças, também chamou o ato de criminoso e anunciou o rompimento do contrato com a empresa que responde pelos funcionários agressores.
Homem negro morreu no local
João Alberto foi levado para a entrada da loja, onde teria, segundo a Polícia Civil, iniciado o atrito. Na sequência, João Alberto foi espancado.
Pelas imagens internas do supermercado, é possível confirmar que o PM fazia bico como segurança do local.O agente nega, mas as imagens mostram que ele estava fazendo segurança sim.
A funcionária que primeiro teria se desentendido com a vítima, prestou depoimento. O vídeo da agressão circula nas redes sociais desde o final da noite de quinta-feira. A polícia vai analisar as imagens do vídeo postado e também de câmeras de segurança do local.
Uma equipe do SAMU tentou reanimar o homem depois que ele foi espancado, mas ele morreu no local. Ainda não se sabe qual foi a causa da morte, mas uma análise preliminar da perícia indica que pode ter sido asfixia.
Os dois homens foram autuados em flagrante por homicídio qualificado. A polícia não informou o nome da empresa de segurança que eles trabalhavam nem o nome dos suspeitos.
Instagram: @joaoalbertosilveirafreitas
Leia também: Consciência Negra ganha mais notoriedade em 2020
1 Comment