A importância da boa gestão de riscos corporativos
A gestão de riscos corporativos que gera resultados é aquela que, primeiramente, faz uma sondagem detalhada de cada negócio gerado pela empresa a ser administrada. Logo depois é necessário entender que cada imprudência obtida através da incerteza que todo o negócio enfrenta.
Em outras palavras, a imprevisibilidade enfrentada atualmente no Brasil, no que diz respeito à realidade fiscal, pode gerar mais fatores negativos do que positivos.
Dessa forma, por exemplo, no que tange à ótica tributária baseada na legislação, um planejamento eficiente reduz de maneira contundente tal carga tributária.
Portanto, a Consultoria Multidisciplinar pode colaborar, trazendo uma orientação especializada com o escopo de resguardar as empresas contra multas resultantes de obrigações tributárias escrituradas erroneamente.
O início de cada ano é o momento mais propício para realizar um planejamento tributário, afinal a velocidade das mudanças legislativas alteram a realidade fiscal. Logo, uma visão administrativa e jurídica definitivamente é de suma importância.
Definição
O gerenciamento de riscos corporativos é um processo conduzido em uma organização pelo conselho de administração, diretoria e demais empregados, aplicado no estabelecimento de estratégias, formuladas para identificar em toda a organização eventos em potencial, capazes de afetá-la, e administrar os riscos de modo a mantê-los compatível com o apetite a risco da organização e possibilitar garantia razoável do cumprimento dos seus objetivos.
Pesquisa: riscos corporativos
Leia também: Dr Marcelo Castro na homenagem ao Sincor/RS – 80 anos
Fonte: Dr Marcelo Domingues de Freitas e Castro – Advogado e Empresário