Uma grande explosão em Beirute deixa dezenas de mortos e milhares de pessoas feridas
A princípio, uma grande explosão hoje em Beirute, capital do Líbano, causou pânico e destruição na região portuária. Logo depois, uma gigantesca coluna de fumaça pôde ser vista de toda a cidade, relataram testemunhas e a mídia local. Ao mesmo tempo, vitrines de lojas de diversos bairros estouraram e carros foram abandonados na rua sem os vidros e com o airbag acionado. Muitas casas perderam suas sacadas. Além disso, o impacto foi sentido até no Chipre, a mais de 200 km da costa libanesa. Pelo menos 73 pessoas morreram, informou, por fim, o ministro da Saúde, Hamad Hassan, e cerca de 3.700 feridos estão sendo encaminhados para hospitais da cidade. O balanço, contudo, ainda é provisório e os números sofrem atualização em tempo real.
Todavia, Hassan confirmou à imprensa local que a expectativa é que o real impacto será maior do que o relatado até o momento. O primeiro-ministro Hassan Diab declarou em rede nacional que o armazém vem recebendo avisos sobre seu perigo, por fim, desde 2014. “Eu prometo a você que essa catástrofe não passará sem responsabilidade. As pessoas responsáveis pagarão o preço”, afirmou.
Luto Nacional
Diab decretou um dia de luto nacional. Já o presidente Michel Aoun convocou uma “reunião urgente” do Conselho Superior de Defesa. Segundo a TV estatal, o líder partidário Nizar Najarian, secretário-geral do Partido Kataeb, está entre as vítimas. Apesar de nenhum militar brasileiro ter ficado ferido, há informações de que a esposa do adido brasileiro estava próxima ao local e foi atingida por estilhaços, Carla Araújo. Segundo o Itamaraty, não há relatos de brasileiros mortos ou gravemente feridos na região. Mesmo distante do porto, a embaixada do Brasil em Beirute foi danificada pela explosão na capital libanesa e pelo menos a residência de um dos diplomatas está inabitável depois dos acontecimentos.
Bola de Fogo
Duas fontes de segurança disseram à Reuters que a explosão ocorreu na área portuária que contém armazéns. A explosão abalou várias áreas da capital, quebrando janelas e portas e danificando veículos. Segundo a emissora local LBC, o ministro da Saúde, Hamad Hassan, disse que havia um “número muito alto” de feridos e uma grande quantidade de danos.
Fonte: Portal UOL
Leia também: Astronautas da NASA e da Crew Dragon voltam da SpaceX para casa