Que ano !!!!! Eduarda Mascarenhas Nascimento é bicampeã brasileira de florete , confirma o primeiro lugar no ranking brasileiro de florete infantil e ainda leva o título de atleta destaque do ano 2024.
Se ao encerrar o ano de 2023 com o título de Campeã Brasileira Sub 11, criamos grandes expectativas para o ano de 2024. Porém, nem nos momentos mais otimistas, poderíamos esperar tanto … “Eduarda você foi incrível” … palavras do próprio pai Anderson Nascimento, atleta multi campeão de Jiu Jitsu e Karatê, faixa preta nas duas Artes Marciais.
Foram tantas conquistas que como o próprio técnico Bernardo Schwuchow, em conversa pessoal, disse a Anderson Nascimento: – foi um ano perfeito!
Primeiramente, em junho tivemos o Vice Campeonato Mundial – na Maratona de Florete realizada em Paris. Uma posição todavia até então nunca alcançada por um atleta brasileiro na categoria infantil.
Logo em seguida, veio o bronze no campeonato Sul Americano Sub13, e outra medalha de prata no Pan-Americano. Logo em seguida um surpreendente bronze no Torneio Nacional pré cadete, na categoria até 15 anos. Surpreendentemente, nossa Dudex de apensas 12 anos, conquista portanto um lugar do pódio atingindo o terceiro lugar nacional da etapa.
2024 … Que ano !!!
A saber, a Atleta do Esporte Clube Pinheiros de São Paulo brilhou no ano de 2024 e arrancou elogios por onde passou, pela versatilidade no jogo, pelo espírito esportivo, pela garra e pela obstinação que persegue seus objetivos.
A princípio, nesse último final de semana, para fechar com chave de ouro nas competições nacionais, Eduarda Mascarenhas Nascimento conquista o bi campeonato brasileiro de florete. Confirma seu favoritismo, firma o pé no primeiro lugar do ranking nacional não mais podendo ser superada em 2024. Conquista ainda o título de atleta do ano no florete do 13 feminino, título este da confederação brasileira de esgrima. Por fim, ainda firma o pé e segura-se como Bi Campeã Brasileira de Florete em 2024. Um belo combate onde vence por 15 x 5 a adversária Alícia Fontenele do Clube Militar de São Paulo (vídeo no final na reportagem). A Atleta é considerada por Eduarda Mascarenhas Nascimento, uma das principais atletas do ranking, e foi inclusive elogiada por Duda na entrevista dos campeões da CBE.
Bia Bucão e Bernardo Schwuchow
A Atleta Olímpica Bia Bucão, faz o acompanhamento da parte mental e fará este trabalho durante todo o ano de 2025. Ela também faz parte do time estratégico da Eduarda Mascarenhas Nascimento. Acompanhou Duda no campeonato brasileiro e, comenta que Duda estava muito preparada técnica e mentalmente para a competição e disse que podemos esperar muito da nossa campeã que segue firme nas preparações junto com Bernardo e Bia.
Bia que também se prepara para um novo ciclo olímpico e já voltou aos treinos firmes oferece esse tipo de trabalho para alguns poucos atletas da carreira infantil e juvenil.
Rodrigo Gustavo
O Fisioterapeuta Rodrigo Gustavo, pós graduado em fisiologia do exercício e treinamento funcional, da Clínica Fisio Up de São Paulo, que há mais de um ano faz parte da preparação física da Duda e, é responsável pelos resultados acima da média da nossa campeã, destaca a dedicação e disciplina da Eduarda como pontos fundamentais para o sucesso da Eduarda no ano de 2024.
Vale lembrar que Eduarda é aluna da escola Lourenço Castanho de São Paulo, que apoia sempre a atleta nas competições. A escola auxilia nos momentos que ela precisa se ausentar das aulas principalmente nas competições internacionais. Eles compreendem e complementam com tudo que é necessário garantindo que a nossa atleta consiga um desempenho escolar acima da média que também é uma característica e um exemplo para outras crianças.
Outro ponto importante porém, é o apoio que tem recebido da empresa Amil. A empresa é sua patrocinadora oficial que, todavia, desde o início do ano acredita na jovem atleta e vem apoiando muito a nossa atleta nas competições. Isso tem feito a diferença … segundo Paula, mãe da atleta. É importante termos apoio ao nossos atletas jovens para garantirmos a renovação do esporte.
Palavras da Mãe
Segundo Paula, Eduarda sabe que por ser uma atleta tem que fazer um esforço a mais nos estudos e na vida como um todo. Vida de atleta de alto rendimento exige sacrifícios pessoais e esta é uma decisão que a Eduarda já tomou e tem todavia todo apoio da família e dos amigos.
Segundo a mãe de Eduarda, Paula Nascimento, foi um ano de muito esforço, dedicação e desafio mas, também um ano de muita superação. Isso, com a Proteção Divina e o apoio dos amigos fiéis, da família e, por fim, do Esporte Clube Pinheiros que fizeram toda a diferença.
Em frente Duda …. Que venham mais títulos e que você continue brilhado sempre !!!!
Instagram: @dudaesgrima
Assista o vídeo: Entrevista
Leia também: Eduarda M Nascimento conquista o brasileiro de florete 2023