Dra Mariana Viza “Desgourmetizando métodos anticoncepcionais”

Dra Mariana Viza “Desgourmetizando métodos anticoncepcionais”

Dra Mariana Viza “DESGOURMETIZANDO O DIU”

Primeiramente, a Dra Mariana Viza diz: “Nem só a culinária deve ser desgourmetizada.” A inserção do DIU também é necessária. Não é apenas o médico ginecologista que pode fazer, todavia, a inserção do DIU!

 A saber, além dos mutirões pelo Brasil com palestras e informações sobre a inserção do DIU (Dispositivo Intrauterino), a Dra Mariana Viza, quer democratizar o acesso a métodos anticoncepcionais. Isso acontece desde 2019, para mulheres de baixa renda, por fim, com o objetivo de orientar e acolher pessoas com difícil acesso às informações de saúde. A médica ginecologista afirma “os projetos de facilitação e mutirões de capacitação para inserção do DIU buscam popularizar, ou seja, desgourmetizar o método contraceptivo”.

A médica faz os atendimentos na Casa Irene, que está com nova sede, na Vila Buarque, portanto, nas imediações dos bairros de Higienópolis e Santa Cecília. A Casa Irene tem capacidade para inserir mais de 400 DIUs mensalmente.

Em suma,  interesse da Dra Mariana Viza, é fazer com que a população entenda que o DIU é um dos melhores e mais seguros métodos contraceptivos. Quanto mais profissionais estiverem aptos a fazer a inserção, maior o número de pessoas protegidas e beneficiadas pelo método.

Dra Mariana Viza “Desgourmetizando métodos anticoncepcionais”
Dra Mariana Viza

Ministério da Saúde

O Ministério da Saúde recomenda que apenas médicos capacitados coloquem esses dispositivos. Porém, órgãos como o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) e a Associação Brasileira de Obstetrizes e Enfermeiros Obstetras (Abenfo Nacional) buscam reverter este entendimento. Eles visam que as equipes de enfermagem também realizem o procedimento. Inclusive o próprio Ministério esclarece que isto é apenas uma recomendação e não tem força de lei.

Dra Mariana Viza apoia o entendimento “não é necessário que a inserção seja feita por um médico ginecologista. Pode ser feita pela equipe de enfermagem ou também por um médico residente, basta estarem aptos para o procedimento.”  O propósito da médica é ajudar as pessoas, facilitar e agilizar toda a burocracia existente, além de resolver as questões com todo carinho.

Dra Mariana Viza

Alerta

A saber, o Jornal Internacional de Ginecologia e Obstetrícia, a UNICAMP afirma: De 24 mil inserções de DIUs, 7 mil serão realizadas por equipes de enfermagem. Além disso, as complicações das inserções são as mesmas, independente se realizadas por médicos treinados, médicos residentes ou pela própria equipe de enfermagem. Ou seja, o que realmente deve-se levar em consideração é a técnica adequada.

Reforçando, quanto mais se desgourmetizar e facilitar a inserção do DIU, maior o número de pessoas que podem se beneficiar deste método. Em pesquisa pelo jornal Folha de São Paulo (seção Tendências e Debates) 52% das gravidezes não são planejadas. Entre os adolescentes este índice chega a 62%. A melhor forma de se evitar gravidez não desejada é usando contraceptivos de alta eficácia e longa duração. É o caso do DIU (Dispositivo Intrauterino).

Na Casa Irene, além da inserção de DIU de forma simples e humanizada, faz o procedimento para retirada do cisto de Bartholin, ambos realizados no próprio consultório, no mesmo dia da consulta, com anestesia local, sem burocracias e exames desnecessários.

Mais sobre a Dra Mariana Viza:

Nascida e criada em Ariquemes-RO, formada em medicina na UFPR em Curitiba, residência médica em ginecologia pela UNICAMP em Campinas.

Fundadora da Casa IRENE – Atendimento de maneira simples e humanizada. A médica é uma grande defensora da quebra de barreiras para ampliar o acesso à informação médica de qualidade e aos métodos contraceptivos.

Instagram: @mariana_viza e @casaireneviza| Podcast: Minha Regra POD | YouTube: Mariana Viza

Leia também: Fabi Cortelini diz: Quanto mais natural a alimentação, melhor!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *