A volta dos astronautas da NASA, da Crew Dragon para casa
Depois de apenas dois meses na Estação Espacial Internacional (ISS), chegou a hora de os astronautas da NASA, Bob Behnken e Doug Hurley, voltarem à Terra. A dupla protagonizou o histórico primeiro voo tripulado da SpaceX com a nave Crew Dragon, na missão Demo-2. A missão, serviu para a empresa de Elon Musk provar à agência espacial dos Estados Unidos que está mais que pronta. Pronta para assumir, de vez, o transporte de astronautas norte-americanos à órbita terrestre, desde o fim do programa dos ônibus espaciais em 2011. Esses voos aconteciam nas naves russas Soyuz, portanto, o sucesso da SpaceX , põe fim da parceria dos EUA com a Rússia nesse transporte.
O Retorno
O retorno da missão começou no sábado (1º), com a transmissão ao vivo da NASA. Os astronautas se acomodaram no interior da cápsula Endeavour, realizaram todos os testes de segurança e, assim, a escotilha da nave foi fechada. Eles viajaram de volta durante toda a noite de sábado e a manhã de domingo, com o “Splashdown” acontecendo no Oceano Atlântico.
Astronautas da NASA: a saída da Estação Espacial Internacional
Conforme previsto, às 18h15 (horário de Brasília) Bob Behnken e Doug Hurley iniciaram as checagens de segurança na Crew Dragon. Logo após, vestiriam os trajes espaciais e se posicionariam nos assentos.
Enfim, vemos a dupla devidamente posicionada nos assentos da Crew Dragon e já com os trajes espaciais para lá de futuristas. Vemos também o painel sensível ao toque da espaçonave, onde ficam todos os controles do veículo, que, apesar de ter um sistema autônomo de navegação, também permite que seja realizada a navegação manual, caso necessário.
A partir deste momento, iniciou-se o processo de despressurização da espaçonave, bem como a regulação da temperatura interna, tudo para garantir que a cápsula e seus tripulantes possam navegar pelo espaço em segurança e reentrar na atmosfera da Terra.
Às 19h17, o comandante Cassidy fechou a escotilha da ISS que permitia o acesso ao interior da Crew Dragon, que já estava praticamente pronta para o processo de desacoplamento da ISS. Contudo, a NASA ainda precisava dar o “go” final para que isso acontecesse.
Desacoplamento
Enquanto o momento do desacoplamento não chegava, a NASA aproveitou para exibir uma belíssima fotografia do cometa NEOWISE. A foto foi tirada da cúpula da ISS, mostrando o objeto e sua cauda logo acima da atmosfera da Terra.
Por último, a cápsula com os astronautas é resgatada por uma equipe especializada da SpaceX, que levará a dupla sã e salva a terra firme.
Finalmente, NASA deu o “go” para o desacoplamento. Neste momento, vimos a equipe do controle da missão em Terra em um registro histórico, com todos vestindo máscaras de proteção contra o coronavírus, visto que estamos em meio à pandemia de COVID-19.
Os ganchos que seguravam a Crew Dragon à ISS começaram a ser recolhidos, liberando a nave para iniciar seu retorno à Terra.
Por fim, a equipe do controle da missão aplaude o momento em que os astronautas foram resgatados com sucesso. A partir deste instante, a Crew Dragon Endeavour foi levada à costa para que a SpaceX a inspecione, iniciando, então, o processo de recuperação da nave para que seja utilizada novamente em um próximo transporte de astronautas à ISS.
Isnstagram NASA: @nasa
Leia também: Cruzeiro na Noruega registra surto de Covid-19 na tripulação