Tipos de Lentes Fotográficas encontradas no mercado

Tipos de Lentes Fotográficas encontradas no mercado

Tipos de Lentes Fotográficas encontradas no mercado

Vamos aqui falar dos tipos de lentes fotográficas encontradas no mercado de uma forma ampla e geral, ou seja, apresentar as categorias das lentes e suas divisões. Comece a estudar as variantes nos inúmeros cumprimentos focais e vá planejando os próximos passos na longa e deliciosa estrada da fotografia.

A princípio vamos começar apresentando os tipos de lentes fotográficas da forma que irá encontrar na maioria das publicações. Primeiramente temos dois grupos distintos que definem as objetivas, em outras palavras:  Lentes fixas, também chamadas de prime, e lentes de zoom.

De acordo com o que falamos antes, temos as divisões que estão inseridas nas lentes fixas e de Zoom, em suma, Lentes grande angulares, lentes Normal, lentes Telefoto média e lentes Super telefoto. Juntamente com as lentes macro, lentes olho de peixe e as lente catadióptricas (que iremos falar especificamente em outra matéria).

As nomenclaturas e tipos de objetivas

À primeira vista, uma pequena confusão se forma na cabeça do iniciante e em alguns que estão a mais tempo trilhando a estrada da fotografia. Essa enorme quantidade de nomenclaturas, do mesmo modo, vamos falar posteriormente em outra matéria da “sopa de letras” que cada fabricante adota para apresentar seus produtos. Havendo também, categorias e tecnologias envolvidas na fabricação dos tipos de lentes fotográficas encontradas no mercado.

Seja como for, do que se trata todas estas nomenclaturas de tipos de objetivas (lentes)? E para que servem estas ou aquelas Objetivas (lentes)? Nesse sentido, então, vamos ver se conseguimos esclarecer algumas destas dúvidas e questionamentos.

Definindo o termo “objetivas”

Quando se trata de fotografia, utilizamos o termo OBJETIVA, em contrapartida, a maioria utiliza-se do termo lentes. Seja como for, adotaremos o termo “objetiva” a partir de agora para definir este importante acessório da câmera fotográfica. As várias objetivas que servem para focalização da cena (como descrevemos anteriormente), além de serem responsáveis pela qualidade da imagem e pela angulação, como podemos ver no gráfico abaixo.

Tipos de Lentes Fotográficas encontradas no mercado
gráfico de objetivas, cumprimentos focais e ângulos

As características de uma objetiva interferem diretamente na qualidade da imagem ou resolução da imagem, e isto se deve a vários fatores, tais como projeto óptico, composição de seus elementos internos, entre outros fatores. Como você pode conferir na ilustração abaixo uma OBJETIVA é composta por um conjunto de lentes e o resultado direto da função destas lentes. Definindo sua categoria, distância focal, luminosa ou escura. O projeto poderá pender para esta ou aquela gama de equipamentos, em outras palavras, equipamentos destinados a iniciantes, intermediários ou avançados.

Tipos de Lentes Fotográficas encontradas no mercado

Definida a estratégia, o projeto óptico e a destinação que a objetiva terá dentro das inúmeras linhas dos vários fabricantes, ou seja, concebido, planejado e executado o projeto de uma objetiva, finalmente após meses de trabalho intenso, envolvendo todos os setores, finalmente nasce a objetiva que irá compor com este ou aquele equipamento, para esta ou aquela função específica, para um determinado grupo de fotógrafos que apresentam de uma demanda determinada que a empresa entendeu que há lucro e que justifique o investimento.

Nesse interim, retomemos nosso assunto principal, para começarmos a entender os conceitos de Objetivas Fixas e Objetivas Zoom, continuemos nossa linha de raciocínio:

OBJETIVAS FIXAS

OBJETIVAS FIXAS são as que possuem distância determinada, ou seja, não permitem aproximar ou afastar o assunto da fotografia, a exemplo da 50 milímetros, a famosa “cinquentinha”. Do mesmo modo as OBJETIVAS ZOOM são capazes de “tirar fotografias” de assuntos em diferentes distâncias, sem que o fotógrafo tenha que se deslocar, bastando para isso, apenas ajustar o cumprimento focal proposto para o modelo de objetiva zoom que está utilizando, por exemplo, a lente 10mm a 18mm da marca Canon.

Basicamente, dentre as objetivas, temos as normais, as grande angulares, e as teleobjetivas, outro dia falaremos de projetos especiais, por exemplo, as lentes catadióptricas, tilt-shift, entre outros projetos.

OBJETIVAS NORMAIS

OBJETIVAS NORMAIS: também conhecida como 50mm ou média angular, este tipo de objetiva tem o ângulo de visão semelhante ao olho humano, ou seja, não afasta, não aproxima, não amplia, e nem diminui. A distorção da imagem é mínima e gera imagens de excelente qualidade.

OBJETIVAS GRANDE ANGULARES

OBJETIVAS GRANDE ANGULARES: proporcionam um maior ângulo de visão e afastam o assunto da foto, fazendo com que seja capturada uma maior área do que com a lente normal. São indicadas para fotografar ambientes pequenos ou fachadas, construções, onde é necessário capturar uma grande área, mas sem muito espaço para distanciamento. Nas bordas da imagem apresentam uma distorção bem notável em alguns projetos.

Tipos de Lentes Fotográficas encontradas no mercado

OBJETIVAS TELEOBJETIVAS

OBJETIVAS TELEOBJETIVAS: ao contrário das grande angulares, estas são objetivas que aproximam o assunto a ser fotografado, geralmente utilizadas para fotografar detalhes de uma grande paisagem, fazer fotos de astros como a lua, pássaros, etc. Não apresentam distorção das imagens, mas em algumas situações podem causar um efeito de achatamento, semelhante ao que se observa nos binóculos. Além destas, temos as lentes “especiais”: lentes Macro, lentes olho de peixe e lentes zoom.

OBJETIVAS MACRO

OBJETIVAS MACRO: existem para todas as distâncias e o seu diferencial é que podem atingir aberturas muito grandes, fazendo assim com que pequenos objetos a curtas distâncias possam ser focados. São geralmente utilizadas para fotografar insetos ou detalhes bem pequenos. Podem ser também chamadas de micro.

OBJETIVAS OLHO DE PEIXE

OBJETIVAS OLHO DE PEIXE: é um tipo de lente grande angular, só que com uma capacidade de abrangência ainda maior, podendo chegar a 180º. É indicada para situações em que é necessário capturar uma grande área do espaço, com pouquíssimo distanciamento. Apresenta um grande distorção nas bordas.

OBJETIVAS ZOOM

OBJETIVAS ZOOM: são as lentes mais versáteis por possuírem a capacidade de variação do zoom, podem ir desde a grande angular até a teleobjetiva. Em geral, são bem populares, pois oferecem diferentes alternativas de captação da imagem. Quanto à abertura do diafragma, podem existir as chamadas lentes mais claras ou mais escuras, vai depender da comparação entre as lentes.

OBJETIVAS CLARAS E ESCURAS

De uma maneira geral, classificam-se da seguinte forma:OBJETIVAS CLARAS: (também chamadas de mais rápidas) possuem abertura entre 1.4 e 2.8 e são boas para fotos com pouca iluminação e retratos, pois faz um ótimo desfoque. OBJETIVAS ESCURAS: possuem abertura acima de 5.6 e são boas para fotos com larga profundidade de campo. São um pouco limitadas, pois exigem uma iluminação externa boa para melhorar as condições de captação da imagem.

Instagram: @helinho.cabelera

Leia também: A melhor câmera para astrofotografia da atualidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *