Grupo Galpão abre o Festival Internacional de Teatro

Grupo Galpão abre o Festival Internacional de Teatro

Grupo Galpão abre o Festival Internacional de Teatro de São José do Rio Preto com o musical ‘De tempo somos’

Sobretudo, Grupo mineiro dá início a uma maratona cultural de dez dias que ocupa diferentes locais da cidade com mais de 60 apresentações e atividades formativas.

Foto – Marcos Morelli -Pref Rio Preto

Dessa forma, reconhece as artes cênicas como o lugar que promove a escuta para as inúmeras vozes da sociedade contemporânea. O Festival Internacional de Teatro de São José do Rio Preto (FIT Rio Preto) inicia sua edição 2023 nesta quinta-feira, às 20h. No Anfiteatro Nelson Castro, na Represa Municipal, com a apresentação do musical “De tempo somos”, do aclamado Grupo Galpão, de Belo Horizonte (MG).  Além disso, ao longo de dez dias, o festival ocupa vários lugares da cidade com mais de 60 apresentações e atividades formativas. São 30 espetáculos na programação. Produções nacionais oriundas de oito estados brasileiros e de mais três países (Argentina, Portugal e Reino Unido) – e 13 ações formativas.

“De tempo somos” traz o Galpão de volta ao FIT Rio Preto para cantar e contar sua história de quatro décadas. A partir de composições que fizeram parte de seus espetáculos, entre eles “Corra enquanto é tempo” (1988), “Álbum de Família” (1990), “Romeu e Julieta” (1992), “Um Moliére Imaginário” (1997), “Partido” (1999), “Tio Vânia” e “Eclipse” (ambos de 2011).

Portanto, segundo Lydia Del Picchia, que dirige “De tempo somos”, o espetáculo musical propõe um encontro mais direto do artista com o público. “A cantoria é a celebração do encontro, da festa, da disposição para seguir em frente, do espírito libertário e contestador inerente a toda reunião festiva”,comenta.

Foto – Marcos Morelli -Pref Rio Preto

Curadoria do escutar

Uma realização da Prefeitura de São José do Rio Preto. Dessa forma, o FIT Rio Preto completa 54 anos de história e 21 anos de edição internacional. Com curadoria assinada pela dramaturga, diretora, educadora e pesquisadora Fernanda Júlia Onisajé. Também pelo dramaturgo, diretor e professor Fernando Yamamoto. Por fim, pelo consultor de programação na Gerência de Ação Cultural do Sesc SP, Tommy Della Pietra. O festival deste ano promove o exercício da escuta. Tendo como inspiração um ditado do candomblé que diz: “ẹni tí ó gbọ́ lè bọ́ lọ́wọ́ òjò” (aquele que escuta consegue fugir da chuva).

“Assim como outros festivais de teatro, o FIT Rio Preto, todavia, é exemplo da força da escuta na cultura e na arte. É vitrine para o cenário teatral, reunindo produções variadas de diferentes países e regiões. Ou seja, que permite a troca de experiências entre artistas e público”, comenta o secretário municipal de Cultura de Rio Preto, Pedro Ganga, um dos coordenadores do evento.

O gerente do Sesc Rio Preto e coordenador do festival, Thiago Freire destaca, por fim, o potencial vanguardista do FIT Rio Preto. Como um evento que agrega uma diversidade de origens e identidades criativas. “É muito rico o modo como a cidade, em seus equipamentos públicos, praças, ruas e nas instalações do Sesc, mobiliza-se para receber artistas. Promovendo, todavia, o acesso das pessoas a uma programação sempre inovadora e dinâmica”, diz.

Foto – Marcos Morelli -Pref Rio Preto

O que por vem aí

No FIT Rio Preto 2023, produções nacionais que são destaque na cena teatral pós-pandêmica dão vida a uma programação. Que promete provocar reflexões do público a partir de lugares de escuta, em síntese, estabelecidos por cada atração ou atividade formativa.

Questões como identidade, representatividade e desigualdade racial, por exemplo, são tratadas por espetáculos. Como, “Cárcere ou porque as mulheres viram búfalos” (Companhia de Teatro Heliópolis – São Paulo/SP). “O pequeno herói preto” (Junior Dantas – Rio de Janeiro/RJ). “Negra Palavra – Solano Trindade” (Complexo Negra Palavra, Coletivo Preto e Companhia de Teatro Íntimo, do Rio de Janeiro/RJ), “E o palhaço, o que é?” (Cia Palhaçaria – São José do Rio Preto/SP) e “Desfazenda – Me enterrem fora desse lugar” (São Paulo/SP).

Enfim, além da questão racial, outras pautas urgentes são abordadas por espetáculos que serão apresentados no FIT Rio Preto 2023, da problemática ambiental tratada por “Paraíso” (Teatro Máquina – Fortaleza-CE) à ameaça das fake news discutida de forma bem-humorada por “Detetives do Espavô” (Grupo Esparrama e Trupe Dunavô – São Paulo/SP).

Todavia, uma das atrações internacionais do FIT Rio Preto 2023, o artista inglês Nathan Ellis faz do público protagonista do espetáculo “Work.TXT” para criar uma discussão sobre o trabalho na sociedade contemporânea, tendo como norte o livro “Bullshit Jobs: a theory” (Trabalhos de merda: uma teoria), do antropólogo David Graeber.

A saber, de Lisboa (Portugal), o ex-Cirque du Soleil Rui Paixão, do grupo Holy Clowns, reflete sobre a condição do palhaço na atualidade em “Albano”, produção inspirada na trajetória de Albano Beirão (1884-1976), personalidade portuguesa que ficou conhecida como Homem-Macaco devido à sua força e agilidade em subir prédios.

Integrando a programação de rua do FIT Rio Preto 2023, em conclusão, o espetáculo argentino “Efectos Especiales – FX”, do grupo Krapp, de Buenos Aires, coloca o público nos bastidores de um filme de ação. As ruas da cidade tornam-se, enfim, cenário de um filme impossível, em que artistas confrontam a arquitetura do lugar utilizando efeitos especiais como chuva, neve e fumaça colorida para trazer ao público a veracidade e fantasia da ação.

Foto – Marcos Morelli -Pref Rio Preto

Ações formativas

Ao mesmo tempo, no FIT Rio Preto 2023, a programação de ações formativas permite ao público, participantes e à classe artística local ampliar a discussão proposta pelos espetáculos em um contato mais direto com os artistas da programação. Ao todo, serão realizadas 13 atividades, entre encontros, rodas de conversas, workshops, vivências e, por fim, lançamentos editoriais, ocupando espaços do Sesc Rio Preto e da Casa de Cultura Dinorath do Valle.

Com curadoria da artista e pesquisadora Renata Felinto, a programação formativa, todavia, amplia o sentido da palavra escutar como verbo, prática e ação. “Após os últimos anos, nos quais movimentos da sociedade civil, minorias políticas e, por fim, a intelectualidade consciente esteve engajada na garantia do lugar de fala, cujo conceito foi aclimatado à realidade brasileira pelo livro de mesmo nome da filósofa Djamila Ribeiro, focamos agora no lugar de escuta. Afinal de contas, não se trata de ouvir o que as individualidades e coletividades têm a dizer, contudo sim de aprender e de praticar a escuta ativa objetivando contemplar ou se aproximar empática e responsavelmente de sanar anseios e aspirações que se expressam no âmbito das conversas ampliadas”, destaca a curadora.

Serviço:

FESTIVAL INTERNACIONAL DE TEATRO DE SÃO JOSÉ DO RIO PRETO – FIT RIO PRETO 2023

20 a 29 de julho, em São José do Rio Preto (SP)

Realização: Prefeitura Municipal de São José do Rio Preto, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, e Sesc São Paulo

Parceria: Sesi São Paulo

Principalmente, com Apoio institucional: Conselho Municipal de Políticas Culturais e Núcleo dos Festivais de Artes Cênicas do Brasil

Programação completa no site fitriopreto.com.br

Ingressos pagos: A cobrança de ingressos é feita apenas para os espetáculos voltados ao público adulto | R$ 20 (inteira); R$ 10 (meia-entrada: aposentado, ou seja, pessoa com mais de 60 anos, pessoa com deficiência, estudante e servidor de escola pública, trabalhador do comércio de bens, serviços e turismo credenciados no Sesc e seus dependentes, classe teatral rio-pretense credenciada e participantes do Festival com crachá de identificação) | Venda online nos sites fitriopreto.com.br e centralrelacionamento.sescsp.org.br ou no app Credencial Sesc SP e venda presencial nas bilheterias do Sesc em todo o estado de São Paulo

Ingressos gratuitos: Os ingressos são de graça para os espetáculos voltados ao público infantojuvenil e os de rua e espaços alternativo, ou seja, o espetáculo ‘Mary Stuart’ também é de graça e, na internet, os ingressos poderão ser retirados a partir das 12h da véspera do dia da apresentação, com limite de dois ingressos por CPF. Presencialmente, a retirada do ingresso poderá ser feita, todavia, na bilheteria do próprio teatro 30 minutos antes do horário da sessão, estando limitado a um ingresso por pessoa | Para os espetáculos infantis, a retirada online pode ser feita a partir das 12h da véspera do dia da apresentação, e o limite é de quatro ingressos por CPF. A retirada na bilheteria física pode ser feita, por fim, no local de apresentação 30 minutos antes do início da sessão, estando limitada a um ingresso por pessoa

Roda de conversa:

LUGARES DE ESCUTA, LUGARES DE ACOLHIMENTO: TRANSGENERIDADE NA ARTE E NA SOCIEDADE | Com Núcleo Experimental (SP) e Casa Chama (SP)

Dessa forma. veja a respeito de: Hollywood X Redução Populacional “Tema do próximo programa Em Revista”

Ainda mais, leia também sobre: Cafu prestigia segunda edição do The Beautiful Game

Além disso, veja mais sobre: Releitura de Faa Morena para o sucesso “Saúde”, de Rita Lee

Bem como, leia mais a respeito deAndrea Nobrega estrela comercial da Semana

Por outro lado veja a respeito de:  Richard e Diego lançam o Hit ‘INTOLERANTE’ com participação

Dessa forma, veja mais sobreEmpresa têxtil catarinense investe mais de R$2 milhões para qualidade

Como também, siga o instagram@lourdescastrojornalista

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *