22º Festival Música nas Montanhas terá novo formato online
Sobretudo, O Festival Música nas Montanhas (FMM) de Poços de Caldas, recriado e reestruturado, terá novo formato em sua 22ª edição, sendo inteiramente online.
Assim, Incorporando os desafios singulares e complexos destes tempos, e sob um novo olhar, o FMM se apresenta num formato totalmente digital, porém sem perder a solidez e a originalidade nas propostas artísticas e de formação acadêmica.
O evento, que conta com direção artística do maestro Jean Reis, ocorre de 18 a 23 de janeiro, através de concertos e seminários.
Dessa forma, mantendo a estrutura pedagógica que é sua marca principal, ainda que tal formato traga algumas propostas experimentais, buscando adequar-se à nova realidade.
A participação nos seminários é gratuita e pode ocorrer mediante inscrição prévia no site do Festival, ampliando a oportunidade para que pessoas de todo o país e também do exterior participem desta edição.
Segundo a diretora administrativa do FMM, Raquel Mantovani, acompanhando a capacidade que a arte e a música têm de dialogar com novas situações e ambientes.
Igualmente, o Festival proporcionará ao participante, como sempre, processos de aprendizagem e conhecimento sólidos e consistentes, a despeito da reinvenção a que se propõe.
Programação
“Serão 9 seminários com os professores de cada área e 5 concertos divididos em duas séries: Música de Câmara/IMS e Concertos Noturnos.
A abertura será com a emblemática obra de Stravinsky, “História do Soldado”, que conta com a participação de sete músicos, três atores e um narrador, interpretado pelo artista mineiro Saulo Laranjeira.
Assim, as gravações estão sendo feitas no teatro do Palace Casino e a parte dos atores numa locação em Belo Horizonte, sob a direção de Francisco Mayrink.
No concerto de encerramento teremos a Versatilis em uma versão reduzida com a presença do renomado pianista, compositor e multi-instrumentista, André Mehmari.
Uma edição sem a presença marcante do nosso público, mas preparada com todo o carinho e dedicação desses artistas fenomenais que fazem do Música nas Montanhas esse festival tão especial. De Poços de Caldas para o mundo, sejam bem vindos ao Música nas Montanhas”, disse.
Sem dúvida, considerado um dos mais expressivos eventos do gênero no país, o Música nas Montanhas tem sido evidenciado pela mídia especializada, que demonstra sua relevância e potencial transformador, dada a vasta agenda gratuita e ideais de descentralização.
Com profissionais de qualidade e atuação dinâmica, o evento conta com uma expressiva equipe, com nomes como:
Andréa Turato, Maria Inês Lobão, Flávia Granato, Jesuane Salvador, Eleonora Machado, Rodrigo Pires, Nivaldo Divanny, Bianca Reis, Neide Zanetti, Laís Turato. André Shell, Emerson Martins e Zoom Digital, Juliano Barreto, Toninho Molina e Donizetti, Jésio Piano Tuner e Lidiane Rezende.
Prefeitura Municipal de Poços de Caldas
Promoção da Prefeitura Municipal de Poços de Caldas e produção da Piu Mosso, o Festival Música nas Montanhas é enquadrado na Lei Federal de Incentivo à Cultura e na Lei de Incentivo à cultura de Minas Gerais, com patrocínio Curimbaba.
A programação completa da 22ª edição do evento pode ser acessada no site do Festival www.festivalmusicanasmontanhas.com.br
+ Leia também sobre: Marcos Tolentino apresenta novidades na programação da Rede Brasil